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7 Razões para pequenas empresas terem um site.

Época de quarentena, eu e minha família optamos por priorizar os serviços locais. Não só para ajudar o comércio de nossa região, mas também para evitar deslocamentos desnecessários. Acredito que essa também é uma realidade em outros lugares do mundo. 

Minha maior dificuldade foi achar o telefone daquela padaria da esquina para saber se teria um bolinho de milho, qual seria o cardápio da semana do restaurante caseiro para receber um Delivery e também qual o valor no remédio naquela farmácia na rua principal, tive que muitas vezes ir ao local ao invés de ter essas informações como de costume, na palma na minha mão pelo celular ou no computador enquanto escrevo outros artigos para Blog.

Fiquei chocado em saber que grande parte do comércio local é invisível digitalmente. Isso me fez pensar que eu deveria escrever um artigo sobre por que ter um site é importante para uma pequena empresa (especialmente em épocas de quarentena) se manter forte, alcançar mais clientes ou até mesmo existir daqui pra frente.

Este artigo resume os motivos que surgiram, tenho certeza de que existem mais, mas esses são os 7 principais que com certeza farão você compartilhar com seus amigos empreendedores que ainda não têm um site. 

1- Ser achado!

 

Provavelmente você já ouviu uma dessas frases: “Se não está no Google, não existe!” ou “Dá um Google aí.” Essas frases já resumem esse tópico.

Para realizar novas vendas, você precisa entender para onde vão seus clientes potenciais quando procuram encontrar fornecedores, pesquisar novos serviços e fazer uma compra. No mundo de hoje, os sites mais acessados na internet são Google e Youtube, ambos buscadores, sendo que um geral e outro de plataforma de vídeos. 

Como 93% das experiências online começam com um mecanismo de pesquisa (Fonte: SEJ), isso significa que, quem não possui um site,  atinge apenas 7% do seu mercado. Isso mesmo, você está reduzindo o tamanho potencial da sua empresa em 93%. Com certeza essa estatística cai um pouco quando nos referimos a compras, mas ainda assim é muito alta, especialmente para itens de ticket médio maiores. Quanto maior o valor, mais as pessoas pesquisam e compram. Não tenho esses dados em mãos mas o meu palpite é que  40-50% das compras dos consumidores começam com uma pesquisa on-line.

“Mecanismos de pesquisa direcionam 300% mais tráfego para sites de conteúdo.”

Vale complementar que de acordo com o Google 4 em cada 5 consumidores usam mecanismos de busca para encontrar informações locais.

Mas daí você pode pensar: mas eu tenho redes sociais! O Google pode mostrar meu Facebook ou Instagram. Saiba que os mecanismos de pesquisa direcionam 300% mais tráfego para sites de conteúdo do que para as mídias sociais. (Fonte: Ironpaper)

2- Confiança

Se, nos dias de hoje, você não tem um site, há uma parcela da população que nem o considera como uma opção de compra. Eu, pessoalmente, se estou lidando com uma empresa que sequer tem um site, fico frustrado. Considero uma opção de compra reduzida a ponto de enxergá-la como mal gerida. Aliás você nunca se questionou ao não achar o site de uma empresa? Será que realmente ela existe? Como é a “cara” dessa empresa? Onde poderei reclamar se algo der errado com minha compra? Essas e outras questões vêm à tona quando a empresa não tem seu próprio site.

3- Economize dinheiro

Já pensou em economizar com papelaria e ainda ter uma atitude sustentável? Um site pode funcionar como seu folheto ou catálogo on-line que pode ser alterado ou atualizado a qualquer momento. Se você empregar um sistema de gerenciamento de conteúdo (WordPressDuda ou Wix), poderá fazer alterações rapidamente e sem nenhum custo. 

4- Maior poder de divulgação

 

Usando apenas seu endereço da Web ou URL, você pode fazer com que seus clientes, amigos ou parentes divulguem seu site por e-mail, Whatsapp ou até mesmo pelo boca a boca.

5- Publicidade mais barata.

Investir em publicidade em jornais, televisão e rádio é quase impossível ou muito custoso para uma empresa de pequeno e médio porte. Com um site ativo e estratégias conjuntas com redes sociais essas empresas podem disputar o mesmo espaço com grandes empresas como Coca-Cola, Casas Bahia, Americanas e outras gigantes do mercado. O custo para investir em publicidade no Google e no Facebook é relativamente baixo em comparação com mídias tradicionais. Além do custo reduzido em publicidade, o Google e o Facebook proporcionam um poder de segmentação e geolocalização dificilmente alcançado por outras mídias como, por exemplo, mostrar sua marca apenas para mulheres, apenas para pessoas que acabaram que de casar ou até para pessoas que acabaram de mudar de emprego.

6- Fácil Acesso

Amplie o alcance local de sua loja física para consumidores em todo o mundo. Você está aberto para negócios 24/7, 365 dias/ano com todas as informações que os visitantes precisam para tomar uma decisão de compra.

Se você mover sua empresa para um novo local, seus clientes ainda poderão encontrá-lo porque sua principal ferramenta de marketing, seu site, é facilmente alterada e atualizada. Seu site é flexível e, se a otimização do mecanismo de pesquisa for realizada corretamente, sua empresa aparecerá para os visitantes on-line que pesquisarem por você.

7- Atendimento personalizado

 
 

Os pedidos de informações podem ser processados imediatamente através de formulários on-line e autoresponders automaticamente dia ou noite. Dentro de seu site, pode-se implementar chatbots que irão funcionar como uma espécie de assistente que se comunica e interage com as pessoas através de mensagens de texto automatizadas.

Conclusão

A essa altura, está claro que, se você não possui um site, está perdendo oportunidades para os clientes identificarem quem você é e se desejam gastar dinheiro com você. Dito isso, posso dizer também, que se você tem um site ruim é tão ruim quanto não ter um site. Embora nenhum site seja igual a oportunidades perdidas, um site ruim pode ser realmente pior, pois literalmente faz com que sua empresa pareça despreparada. Se você não pode orgulhosamente promover o site que você possui atualmente e disponibilizar para o mundo ver on-line, desative-o. Um site ruim é muito pior do que nenhum site – mas sejamos claros … ambos são ruins para os negócios.

Dica Bônus!

Talvez essa seja a dica mais valiosa para quem queira manter um relacionamento duradouro com seus clientes. Depender apenas de Redes Sociais pode acabar com seu relacionamento ou atendimento do dia para a noite. Visto que os seguidores que você conquistou são propriedades da rede em si. Se uma delas entrar em desuso (lembra do orkut?) seus contatos ficarão perdidos. Com site você consegue coletar e-mail e outros contatos e criar e manter o relacionamento vitalício e direto com seus clientes.

Preparado para investir em um site, dar mais destaque para seu negócio e conquistar mais clientes?

PS1: Deixe seu comentário abaixo e não esqueça de compartilhar o artigo ou alguém que possa interessar.

PS2: Apoiar pequenos negócios e desenvolvê-los no mundo online de forma adequada é a nossa missão, impulsionando o seu crescimento através da definição e implementação de estratégias de marketing digital altamente rentáveis.

Comece essa  jornada com a gente e conquiste mais clientes.

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