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4 truques mentais que irão melhorar sua imagem no digital

Nós humanos possuímos um código que é permitido ser decifrado para aumentar rapidamente as taxas de engajamento no meio digital. Esses quatro truques mentais podem colocar sua marca no caminho certo para o sucesso. 

Usando artifícios psicológicos básicos, é fácil acessar o cérebro humano e descobrir o que agrada ao seu público. Você só precisa seguir essas etapas simples para maximizar o envolvimento dele.

# 1 de 4 truques: use imagens de pessoas

 
 

O nosso cérebro processa as imagens simultaneamente e os textos são processados em sequência. Por isso, é muito mais rápido absorver as informações visuais.

Faça um teste agora mesmo, tente se lembrar do que você ouviu, leu e viu até esse momento. Com certeza você lembrará de coisas que viu com mais facilidade.

Se tratando do meio digital, nossa distração é absurdamente maior que fora dele (se é que hoje em dia existe vida fora do digital). Enquanto você lê esse post já foi interrompido por notificações de WhatsApp, e-mail e é possível que estava com quase 15 abas abertas no seu navegador. Sendo assim, é de extrema importância saber usar a melhor estratégia para atrair o seu público.

Você já se perguntou por qual motivo grandes empresas como Nike, Netflix e Hotel Urbano utilizam em suas redes sociais mais imagens de pessoas do que realmente de seus produtos? A resposta é que dados já divulgados pelo Instagram confirmam que a imagem de um rosto humano terá 38% mais curtidas do que aquelas sem rosto e 30% mais comentários.

Nossa atração pelo rosto humano tem influenciado nossas decisões desde que éramos crianças. Uma criança olha fixamente para a imagem de um rosto duas vezes mais que um brinquedo (salvo alguns rostos e algum brinquedos). Quando criança, isso faz sentido. Eles precisam de adultos para cuidar deles e estão constantemente procurando por eles, mas por que isso ainda acontece quando adulto?

Os hormônios assumem a culpa por isso. Quando olhamos para um rosto atraente, o sistema de recompensa do nosso cérebro fica louco. Essa entrada de hormônios do bem-estar nos fará voltar continuamente ao mesmo estímulo para recriar esse sentimento.

Usando dos truques mentais de imagens

 

Agora é hora de pegar seu celular ou câmera e começar a agir! Quando as pessoas olham para a sua marca, querem ver as pessoas reais por trás dela. Isso os ajudará a criar laços com quem eles estão comprando, promovendo a confiança e um relacionamento com sua marca.

Ainda não está preparado para enfrentar as lentes das câmeras? Use, então, banco de imagens e certifique-se que as imagens podem ser usadas para fins comerciais.

As imagens postadas com rostos humanos receberão mais comentários e mais curtidas do que as que não têm. Equilibre suas fotos de outros interesses com pelo menos 1/3 de você ou sua equipe.

Incorporar-se à marca aumentará as taxas de engajamento da mídia.

# 2 de 4 truques: criar curiosidade

 

“Morrendo de medo e morrendo de curiosidade. A curiosidade ganha”
— Paulo Coelho

“A cura para o tédio é a curiosidade. Não há cura para a curiosidade”
— Dorothy Parker

Um dos instintos mais primitivos, a curiosidade dirigiu o mundo. Homens das cavernas precisavam de curiosidade para descobrir o fogo, e os exploradores precisavam de curiosidade para descobrir o mundo. Mesmo que em uma menor escala agora, nossa mente ainda está curiosa e está sempre procurando a próxima descoberta.

Levar esse truque mental de maneira certa para sua estratégia de marketing pode atrair olhares atentos para a sua comunicação.

Usando dos truques mentais de curiosidade

 

É aqui que você provocará um pouco os seus seguidores. Crie uma sensação de mistério com suas postagens. Informe as pessoas que novas postagens estão chegando, com novos produtos, novas dicas… Isso aumentará o número de pessoas que pressionam ‘seguir’ porque não querem perder os próximos conteúdos.

A publicação de uma imagem do trabalho em andamento pode despertar empolgação dos seus seguidores, o famoso “antes e depois” também é uma bela tática de curiosidade e muitos se utilizam dos “mitos e verdades” para atrair a atenção dos mais curiosos.

# 3 de 4 truques: use o medo com sabedoria

 
 

Claramente, a sensação de medo, pavor e pânico tem dimensões e origens diferentes e que está presente em todos nós.

Nem mesmo os mais corajosos conseguem superar a natureza do medo instintivo como o temor do desconhecido ou o receio sobre algo que pareça duvidoso.

Assim como a curiosidade, o medo também pode levar as pessoas a agirem. O medo de perder é um grande motivador.

Dentro do marketing utilizamos o gatilho mental do Medo (medo de perder), também conhecido como FOMO (fear of missing out).

Usando dos truques mentais do medo

 

O uso desse truque pode fazer com que você poste o oposto do que pode ser atraído. Em vez de postar tudo sobre um produto que você está vendendo, publique o que acontecerá se seus clientes não comprarem.

Ex: Ao vender um colchão, mostre o que será perdido sem ele. Você irá perder uma noite tranquila de sono, você vai perder disposição ao longo do dia, vai perder um compromisso matinal pois acordou tarde depois de uma noite maldormida… e por aí vai.

Também podemos juntar o truque mental de curiosidade com o medo: “10 coisas que você faz todas as manhãs que vão te deixar careca em 7 anos”

Pesquisas mostram que perder alguma coisa ou, nesse caso, parecer que você perdeu alguma coisa, dói duas vezes mais do que qualquer prazer que recebemos ao ganhar alguma coisa. Isso explica por que algumas pessoas odeiam perder mais do que se preocupam em ganhar.

# 4 de 4 truques: reciprocidade

 
 

“Gentileza gera gentileza”, sim! Essa máxima também se aplica ao meio digital.

As técnicas de reciprocidade podem te aproximar do seu cliente, e gerar relacionamentos e conexões que vão além de conversas formais, tornando a venda mais fácil, fluida e interativa.

Se você der aos seus espectadores um material valioso, é mais provável que irá receber um favor em troca. Esse é um fato básico. Não se pode pedir ao público que goste, compartilhe, comente sua postagem ou que forneça um e-mail. Encontre uma maneira de gerar essas ações entregando algo em troca.

Usando dos truques mentais da reciprocidade

 

Entregue informações de valor para seu cliente. O ponto aqui é sempre: a informação, e não é a informação do produto em si e, sim, conteúdo da necessidade do seu cliente. Isso evidenciará que você quer resolver o problema dele de uma forma geral e não apenas empurrar um produto para que ele compre logo.

Ofereça algo de valor para seu cliente. Esse truque de reciprocidade serve para qualquer momento da venda. O seu cliente está entrando na sua loja? Pergunte se ele aceita uma água de coco ou um cafezinho. Seu produto é novo no mercado e precisa de aprovação? Que tal oferecer um teste por alguns dias e se ele não gostar você devolve o dinheiro. Você tem um e-commerce e está com muitos abandonos de carrinhos? Estude oferecer frete grátis ou um cupom de desconto para efetivar a compra. Seu negócio é relacionado a serviço? Ofereça um e-book grátis ou um guia de aprendizagem para conquistar novos clientes.

Promova ações de relacionamento. Não tem melhor exemplo de relacionamento como o da marca Let it be intimate. Eles resolveram dois problemas de uma vez só: conseguiram uma aproximação com seu público e conteúdo em imagem para redes sociais sem precisar contratar fotógrafos. Reparem que várias  fotos das redes sociais dessa empresa são de clientes que por algum tipo de relacionamento cederam suas imagens.

Pensamentos finais.

 

Ao adicionar seu rosto à marca, criar curiosidade, medo e desenvolver a reciprocidade, você estará se conectando com seu público. Esses atributos pessoais e emocionais impulsionarão o engajamento no meio digital, e a imagem da sua marca estará fortalecida diante de seus clientes e, também, distante dos concorrentes.

PS1: Curtiu esses 4 truques? Então deixe seu comentário abaixo e não esqueça de compartilhar o artigo com alguém que possa interessar.

PS2: Apoiar pequenos negócios e desenvolvê-los no mundo online de forma adequada é a nossa missão, impulsionando o seu crescimento através da definição e implementação de estratégias de marketing digital altamente rentáveis.

Comece essa  jornada com a gente e conquiste mais clientes.

 

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