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Como minimizar a crise da Covid-19 com Marketing Digital?

Estamos passando por eventos sem precedentes, pois a COVID-19 devasta a economia e os sistemas de saúde. É uma tragédia humana, coisas que não vimos há quase um século.

Durante várias semanas, indústrias inteiras fecharam. O desemprego hoje já atinge, pelos cálculos do IBGE, quase 13 milhões de desempregados. Cerca de 38 milhões de pessoas estão na informalidade. Quase todo mundo que pode está trabalhando remotamente , com alguns se adaptando ao estilo de vida pela primeira vez. As projeções preveem  que ao fim da epidemia o desemprego atinja mais de 18 milhões de brasileiros.

Essa realidade em que nos encontramos é inimaginável. Estamos vivendo tempos difíceis tanto como profissional quanto humano.

No entanto é nosso trabalho nos preparar para o pior cenário, para não sucumbir diante dessa nova e assustadora realidade.

Qualquer que seja a estratégia e tática que você planejou no começo do ano, (quase) nenhuma delas é relevante no contexto atual. Entenda como sua empresa ou negócio pode minimizar os efeitos da crise com os recursos de marketing digital.

Dica #1 – Invista em pessoas e em conhecimento.

 

Neste momento não há nada mais importante que você e seus funcionários.  Deixe-os saber que você pensa neles a todo momento. Seja o mais transparente possível em relação à saúde da empresa – eles merecem isso. E se você tiver que tomar uma decisão difícil e dolorosa de deixar parte de sua equipe, é crucial que os demais membros da equipe sintam que você está cheio de amor e se importa com o bem-estar deles.

Conhecimento

Dada a devida atenção para seus colaboradores, que tal investir no conhecimento deles em marketing digital e outras áreas que precisam de melhoria na empresa? Há maneiras de desenvolver essa cultura em sua empresa sem desembolsar muito, basta separar alguns minutos da hora de trabalho de cada um e incentivá-los apontando o melhor caminho.

Garanta ao menos 30 minutos do dia de trabalho para que eles possam escutar um podcast, ver uma palestra ou ler um capítulo de e-book. Existem centenas desses materiais disponíveis gratuitamente, basta fazer uma breve pesquisa para encontrá-los. Sugestões de podcast no Spotfy: O Expert do Marketing Digital, Digcast, De Cabeça e Digitais do Marketing são os meus preferidos. Para quem se arrisca no inglês, vale a pena conferir o Marketing School.

Desembolsando muito pouco pode-se também capacitá-los com cursos online de diversos segmentos. Algumas plataformas disponibilizam cursos a partir de R$ 19,90 e planos com cursos ilimitados a partir de R$ 25/ mês. A Udemy, Domestika e Crehana são líderes no segmento e contam com um acervo impressionante de cursos. Use o tempo para ficar mais antenado. Há uma grande variedade de cursos, mas lembre-se de que a inscrição em dezenas deles provavelmente o deixará estudando nada … então comece com um.

Uma maneira de manter a empresa sempre atualizada com as tendências e novas tecnologias é oferecendo esses cursos a usuários mais jovens. Isso pode criar um atalho para trabalhos com plataformas como Instagram, Snapchat e TikTok (caso nunca tenha escutado falar nessa, significa que você também precisa se atualizar #ficaadica). Eles poderiam aumentar o interesse em torno do tópico e aprofundar o estudo do cenário atual do marketing digital. Dessa forma, poderíamos ajudar a criar uma nova geração de profissionais focados no digital.

Dica #2 – Estude seus concorrentes.

 

O que a concorrência está fazendo? Definitivamente, vale a pena realizar novas pesquisas sobre concorrentes pois você pode receber insights valiosos para otimizar sua própria estratégia. Algumas ferramentas podem facilitar sua vida  como SimilarWeb, SEMrush e SpyFu, cada uma com sua função específica. Outra estratégia é inscrevendo-se em newsletters ou simulando conversas por chat nos sites e conferir como é feito o funil de vendas em outras empresas.

Pausa para um macete!

Acesse agora a Biblioteca de anúncios do Facebook e veja quais anúncios estão sendo patrocinados (pagos) por seus concorrentes dentro da plataforma.

Às vezes, encontramos táticas, estratégias e modelos de negócios muito mais interessantes e valiosos em empresas que operam em campos completamente diferentes. Existe sempre algo novo para aprender e adotar.

Dica #3 – Aproxime-se de seus clientes.

 

Como você pode ajudar seu público? Prove que sua empresa é útil em uma situação terrível e eles lembrarão disso eternamente. Entre em contato com eles e pergunte o que eles precisam. Você pode dar conselhos sobre como lidar com essa nova situação da Covid-19, um desconto temporário para ajudá-los a lidar com problemas financeiros ou talvez uma simples garantia de que vocês estão juntos nisso porque eles precisam de uma palavra amigável nesses tempos difíceis.

É um ótimo momento para (re) caracterizar os clientes da sua empresa: quem são eles, quais são suas dores, o que estão tentando obter. Agora, mais do que nunca, a janela de oportunidade se abre para você saber quem são seus clientes e onde o valor que você cria / vende se encaixa neles.

Em tempos de crise lembre-se que Comportamentos e atitudes mudarão, acompanhar essas mudanças é vital para manter um relacionamento saudável com seu público e clientes.

Dica #4 – Melhore sua presença digital.

 

Não é segredo que estamos em uma nova realidade, pois todo mundo está agora em casa, praticamente 100% conectados. Melhorar a presença digital hoje é o que vai fazer com que algumas empresas não “fechem as portas”.

A pesquisas mais recente realizada pelo SEBRAE sobre transformação digital em micro e pequenas empresas brasileiras estimou que apenas 17% delas possuem um site. Se você acompanha nosso Blog já deve ter visto as 7 razões para uma pequena empresa ter um site.

Caso sua empresa ainda não tenha um site, corra para ter um agora! Enquanto não tem, uma boa opção é cadastrar a empresa no Google Meu Negócio, um recurso que permite que você se conecte com os clientes através da Busca do Google e no Google Maps de forma gratuita.

Outra maneira de dar um “up” é melhorando a presença nas mídia social. Mantenha-se ativo, compartilhe imagens, vídeos e publicações de blog relevantes, e isso ajudará você a gerar mais tráfego, aumentar as conversões e as vendas e aumentar a visibilidade da sua marca. Além disso, incentive seus funcionários a compartilhar o conteúdo da sua empresa em seus próprios perfis de mídia social, a fim de ampliar seu alcance e ajudá-lo a criar confiança com clientes atuais e potenciais.

Old But Gold

Apesar de todas as novas ferramentas e técnicas existentes. O e-mail marketing continua sendo a maneira mais eficaz de reter e conquistar clientes. Uma campanha otimizada segmentando suas listas (como novos assinantes e clientes envolvidos), criando mensagens personalizadas, enviando e-mails no momento certo e analisando dados para saber quais táticas estão funcionando e quais não geram resultados surpreendentes.

Quanto aos blogs, quando criados para fins de branding, ajudam a obter exposição direcionada e a ganhar credibilidade. Quanto mais artigos de qualidade sua marca tiver na rede, mais o público irá reconhecer sua marca como autoridade em uma categoria.

Agora é a oportunidade de crescer digitalmente, de testar novas ferramentas, novas táticas, abrir novos canais e atingir públicos que antes não alcançava.

Dica #5 – Crie novas parcerias de negócios.

 

Em momentos em que todos passam dificuldade a união é fundamental para se reerguer. Procure ao ser redor empresas ou marcas que tenham sinergia com seu público e sugira parcerias, crie um mapa de colaborações comerciais existentes e potenciais. Uma academia de musculação por exemplo pode fazer parceria com um restaurante de comida saudável, com barbearias e salões de beleza da região, com academias de artes marciais ou com uma loja de roupas esportivas. O que mais importa nessa relação é que as empresas unam forças em prol de resultados significativos não só para ambos os envolvidos, mas também para os clientes.

As redes sociais são terrenos férteis para levar ao público essas parceria. Faça lives, vídeos explicativos e materiais de fácil compartilhamento, algumas ideias para incrementar ainda mais essa divulgação é oferecer cupons de desconto para quem compra acima de determinado valor ou para os seguidores que mais interagem. Isso ajuda a fomentar ainda mais uma mídia espontânea, que pode levar a parceria a resultados melhores.

Dica #6 – Faça alguém feliz, surpreenda.

 

Existe alguém que merece uma atenção extra? Envie algum mimo ou pequeno presente. Imagine o poder de um sorriso em tempos de tristeza.

Uma das vantagens do mundo digital é poder se conectar facilmente e descobrir coisas íntimas que as pessoas compartilham nas redes sociais. Faça um teste agora – veja quantas informações legais você pode extrair de seu público ou clientes através do Facebook ou Instagram.

Com certeza irá encontrar alguém que está grávida, que acabou de se casar, que assumiu um novo cargo na empresa ou que perdeu um ente querido. Qualquer que seja o evento, procure de alguma forma se conectar e se mostrar presente nesse momento de alegria ou de dor.

Dica #7 – Use um serviço de agendamento automático de consultas.

 

O agendamento de reuniões pessoais nunca foi tão fácil como agora. Tudo o que os seus clientes precisam fazer é escolher uma hora na sua página de reserva. Você pode mudar a sua disponibilidade e gerenciar reservas em interfaces de fáceis de utilizar. Existem serviços como calendly.com e 10to8.com que são os meus favoritos. Certifique-se também de usar o doodle.com para ajudar você e outras pessoas a encontrar o momento perfeito para as reuniões.

A Onze46 Creative House está disponibilizando uma consultoria de marketing digital de até 1 hora de duração para cada um que ler esse post, sem custos. A consultoria será um bate-papo interativo visando aprimorar a presença digital de pequenas e médias empresas que estão sendo afetadas por essa crise da Covid-19. Para agendar, basta clicar aqui.

Dica #8 – Melhore suas habilidades de videochamada.

 

O mundo estará muito mais receptivo às videochamadas após a Covid-19 do que nunca, então prepare-se!

Mergulhe efetivamente em aplicativos como Zoom, Skype , WhatsApp, Google Duo e Google Meet. Reserve um cantinho na sua casa ou escritório, com uma boa iluminação e sem muitas interferências sonoras. Sempre teste a conexão, câmeras, fones e microfones antes das chamadas.

Dica # 9 – Faça um vídeo institucional.

 

Com medidas de segurança, a indústria e alguns comércios já retomaram as atividades em alguns estados do país.

Agora é a hora de mostrar para seus colaboradores e clientes quais medidas estão sendo tomadas para zelar pela saúde e segurança de todos contra a Covid-19. Crie um vídeo, compartilhe em suas redes sociais, dê um destaque no site e envie por e-mail para toda sua base.

Veja um exemplo muito legal que a empresa Portobello fez para comunicar seus funcionários, clientes e comunidade local. Assista.

Dica # 10 – Não se desespere.

 

Neste momento não precisa se desesperar e sair contratando e comprando soluções que só vão te deixar mais apertado financeiramente. Em hipótese alguma contrate uma nova empresa se estiver demitindo funcionários em pela crise da Covid-19. Por que contratar quando você pode fazer isso sozinho ou com pessoas da equipe que possam te ajudar? Há muito o que você pode fazer por conta própria, e eu vou explicar alguns deles… quero que você tenha sucesso.

Não é assim que você acaba nos contratando, mas porque honestamente temos ética e transparência. Estou nesse setor porque gosto de ajudar as pequenas empresas a crescer. Eu gosto de ver os empresários passarem de uma ideia para um negócio de sucesso.

De qualquer forma, você pode fazer isso! Você só precisa se concentrar, planejar e começar a trabalhar! Obviamente, ainda trabalhamos com pequenas empresas, ainda criaremos sites para clientes, mas, a menos que você tenha os recursos, eu recomendaria fazer o máximo que puderem. Se você não puder, ou tiver tempo limitado, então, e somente então, deverá começar a trabalhar com uma empresa de marketing digital.

PS1: Deixe seu comentário abaixo e não esqueça de compartilhar o artigo ou alguém que possa interessar.

PS2: Apoiar pequenos negócios e desenvolvê-los no mundo online de forma adequada é a nossa missão, impulsionando o seu crescimento através da definição e implementação de estratégias de marketing digital altamente rentáveis.

Comece essa  jornada com a gente e conquiste mais clientes.

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